CUT AP > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > TUDO PRONTO PARA O 11ª CECUT AMAPÁ

Tudo pronto para o 11ª CECUT AMAPÁ

17/06/2015

11º CECUT/AP, preparatório ao 12º CONGRESSO NACIONAL DA CUT Educação, Trabalho e Democracia.

Escrito por: Marsolio Lima

Para o 12º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores foi aprovada pela Direção Nacional uma nova metodologia que busca ampliar a mobilização e a participação dos/as trabalhadores/as da base, encaminhada pela Coordenação Nacional do 12º CONCUT, tendo como objetivos estratégicos:

1) mobilizar a classe trabalhadora /sindicalismo CUTista;

2) fortalecer a organização sindical e sua capacidade de intervenção na defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora, explicitados na plataforma da CUT;

3) fortalecer as relações da CUT com os movimentos sociais e com as juventudes visando a luta por reformas no país (reforma política e tributária, democratização dos meios de comunicação, reforma agrária).

Além desses objetivos, o CECUT é um momento importante para avaliarmos nossa prática, fazer um balanço político e organizativo da gestão, identificar os desafios e tirar estratégias e ações para a atuação da CUT no próximo período.

Nesse sentido, a Comissão Estadual do CECUT, juntamente com a Direção da CUT/AP, aprovaram as seguintes orientações:

1) DATA E LOCAL DA REALIZAÇÃO DO 11º CECUT/AP:

08 e 09/08/2015, em Macapá-AP, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas no Amapá- STIUAP, sito à Rua Rio Macacoari, S/N- Bairro do Trem.

2) COEFICIENTE para o CECUT/AP E CONCUT :

Para o CECUT/AP será eleito 01 delegado (a) para cada 200 (duzentos) sócios (as) quites por sindicato apto. A entidade apta que possuir um número de sócios quites menor que o coeficiente estabelecido terá assegurado um representante.

Para o CONCUT o coeficiente será de 01 (um/uma) delegado (a) para cada 1.500 (hum mil e quinhentos) sócios (as) quites mais aposentados que deverão ser eleitos (as) na respectiva Assembleia.

3) VALOR DA INSCRIÇÃO POR DELEGADO (A) ao CECUT/AP :

R$ 300,00 ( Trezentos reais).

4) DAS ASSEMBLEIAS DE BASE PARA ELEGER DELEGADOS (AS):

As Assembleias de Base devem ser amplas e massivas. São momentos de discussão, elaboração e deliberação de propostas sobre temas de interesse dos/as trabalhadores/as, mesmo aqueles específicos do ramo de atividade econômica, da categoria ou da região correspondente à base de representação da entidade. As Assembleias possuem caráter deliberativo sobre a participação nos Congressos da CUT (CECUTs e CONCUT).

Nas Assembleias de Base é importante que sejam debatidos temas tais como: a importância da participação no CONCUT, diante da atual conjuntura, os problemas enfrentados no local de trabalho e os desafios enfrentados pelo Sindicato para organizar e defender os interesses dos/as trabalhadores/as.

Os/as delegados/as serão eleitos/as em assembleia geral ou congresso da entidade, especialmente convocados para este fim; a eleição deve obedecer ao critério de proporcionalidade e de gênero estabelecido neste Estatuto e com a presença de representante da Estadual da CUT; (Art. 39, II alínea “a”).

Considerando a metodologia e a necessidade de sistematização de todo o processo do CECUT para o CONCUT, a Coordenação Estadual orienta que as Entidades aptas, informem até o dia 19/06/2015 a data de realização de suas assembleias de base para debate dos temas e escolha dos (as) delegados ao CECUT/AP, sendo que a referida assembleia deverá acontecer até o dia 15/07/2015, uma vez que todas as assembleias deverão ser acompanhadas, obrigatoriamente, por um representante da CUT/AP e ocorrer dentro do prazo de até dez dias

que antecedem a sua realização. As propostas tiradas nas assembleias devem ser encaminhadas ate o dia 17/07/015.

5) Para ampliar o debate dos temas do CECUT e CONCUT na base, a CUT/AP irá realizar 03 Plenárias Temáticas com a ampla participação das Entidades Filiadas e Movimentos Sociais conforme abaixo:

01) DIAS 24 e 25/05/2015- Em Laranjal do Jari

02) DIAS 02 e 03/07/2015- Em Macapá

03) DIAS 08 e 09/07/2015- Em Oiapoque

A programação é a seguinte:

PLENÁRIA REGIONAL DE PREPARAÇÃO AO 11º CONGRESSO ESTADUAL DA CUT/AP E 12º CONCUT

PROGRAMAÇÃO

11:50- DEBATE

12:30- ALMOÇO

14:30- GRUPOS DE TRABALHO

GRUPO 1- CONCEPÇÃO, POLÍTICAS E ORGANIZAÇÃO DA CUT PARA O PRÓXIMO PERÍODO.

. Ampliação da base da CUT (regularização, criação de novos sindicatos, disputa sindical)

. Interiorização da CUT

.Relação CUT X partidos X governos

.estrutura e organização

.Relação com os sindicatos de base

GRUPO 2- DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PUBLICAS PARA AMAZONIA.

.Grandes Projetos

.Educação

.Saúde

.Trabalho e emprego