Twitter

CUT AP > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDSEP/AP: 27 ANOS DE LUTAS E VITÓRIAS

SINDSEP/AP: 27 ANOS DE LUTAS E VITÓRIAS

23/01/2016

A CUT AMAPÁ PARABENIZA O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS CIVIS NO ESTADO DO AMAPÁ POR SEUS 27 ANOS DE RESISTÊNCIA E CONQUISTAS.

Escrito por: Jorge Moraes Penha (Secretário Adjunto de Saúde do Trabalhador do SINDSEP/AP e Diretor Estadual da CUT/AP) com adaptações de Kátia Domingos (Secretária de Assuntos Internacionais do SINDSEP/AP e Secretária de Comunicação da CUT/AP).

 

SINDSEP/AP: 27 ANOS DE LUTAS E VITÓRIAS EM PROL DO FUNCIONALISMO  PÚBLICO FEDERAL DO ESTADO DO AMAPÁ

O SINDSEP/AP foi criado em 1989 e coerente com os princípios que fundamentaram a sua criação, tem atuado de forma decisiva em todas as questões de interesse do servidor público federal e da qualidade de serviços prestados à população. Assumindo protagonismos, encaminhando alternativas e ocupando espaços nas entidades maiores dos trabalhadores e trabalhadoras, como na CONDSEF e na CUT – onde se filiou em 22/12/1993 –, este sindicato soube identificar-se com as distintas realidades e nas ações que implementa e executa com autonomia.

Neste ritmo de atuação, transformou-se em entidade referencial para o servidor público e respeitada nacionalmente, dentro de um período de grandes transformações ocorridas no País, com novas políticas públicas e demandas da sociedade, fruto das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras. Isto tem possibilitado à entidade dar respostas concretas à sua categoria e ainda apoiar outras entidades sindicais e movimentos sociais nas suas lutas.

O SINDSEP/AP, o Sindicato das ações, vem percebendo, na prática da luta, a importância da unidade da categoria no fortalecimento das mobilizações e da pressão sobre os Governos. Compreende a importância de uma entidade classista, capaz de unir os servidores públicos federais e ainda se preocupar com as lutassindicais de outras categorias. O SINDSEP/AP vem desenvolvendo grande esforço e mobilizações na luta por salários e enquadramentos das categorias do ex-território, lutas que vem mostrando resultados, fruto da pressão organizada dos servidores públicos federais. Em busca destes e de outros direitos, o SINDSEP/AP tem trabalhado junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário, entendendo que sem o direito de negociação coletiva e direito de greve, o livre direito de organização sindical fica comprometido.

Assim, o SINDSEP/AP firmou-se como instrumento imprescindível nas lutas da categoria. Foi duro na resistência ao desmonte dos serviços públicos. Foi o primeiro em destacar as fotos de deputados traidores do povo; sempre envia advogados e dirigentes para lotar a Esplanada dos Ministérios; propicia a formação de dezenas de dirigentes sindicais da categoria; produz jornais, revistas, livros e instrumentos pedagógicos voltados para a formação, um portal na internet, organizado com tecnologia de ponta. Com muita luta pode instalar-se em sede própria, uma estrutura digna e adequada ao seu porte e dimensão, com sala de imprensa, laboratório de informática, auditório, entre outros espaços para uso de todo o colegiado.

 
Além de instalar sedes sociais em outros municípios, adquirir um microônibus com capacidade para 23 pessoas e uma pick up Hilux 4x4 para oferecer agilidade, conforto e segurança nas atividades realizadas na capital e nos interiores, o SINDSEP/AP também, tem hoje construído uma ampla e confortável Sede Campestre, que oferece aos seus sindicalizados e dependentes, vários espaços de lazer e entretenimento, como, campo de futebol gramado, quadra poli-esportiva, sauna, piscina adulto e infantil, 25 apartamentos, 02 malocas, bar, salão de jogos e academia. Com todas essas ações e investimentos, prova-se, pela sua destinação e aplicação, que a mensalidade é a mais legítima fonte de financiamento do SINDSEP/AP, por ser originada do próprio servidor, assegurando sua independência e autonomia.
Neste cenário, marcado por resistências e conquistas, o SINDSEP/AP faz a sua história, tendo muito a mostrar, do que fez e o que ainda tem por fazer, apresentando o seu patrimônio material e o seu lastro político. Reconhecido na luta, identificado com a sua base, agente de interlocução institucional, parte integrante enecessária em todos os fóruns que tratam de questões pertinentes aos servidores públicos federais, referência para várias áreas do movimento sindical e do movimento social geral, busca, agora, a afirmação de uma nova proposta histórica com bandeiras assumidas ao longo da sua história, multiplicando sua força e ampliando sua representatividade, com maiores responsabilidades, por este motivo, o SINDSEP/AP realiza ações de grande visibilidade nos campos, cultural, educacional, social e esportivo – definidas coletivamente em seu planejamento estratégico – acreditando que será possível fazer um grande resgate da sua história para projetar um novo patamar de protagonismo e de atuação.
 
PARABÉNS SINDSEP/AP! PARABÉNS SERVIDORES E SERVIDORAS 
FEDERAIS DO ESTADO DO AMAPÁ! SOMOS FORTES, SOMOS CUT!
  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Sede Administrativa

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DO AMAPÁ
Avenida Padre Manoel da Nóbrega, 537,entre Jovino Dinoar e Odilardo Silva | Julião Ramos | Macapá | AP
Fone: (55 96) 3217.1025| www.cut-ap.org.br | e-mail: cutamapa@hotmail.com