CUT AP > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SINDSEP/AP: 27 ANOS DE LUTAS E VITÓRIAS
23/01/2016
O SINDSEP/AP foi criado em 1989 e coerente com os princípios que fundamentaram a sua criação, tem atuado de forma decisiva em todas as questões de interesse do servidor público federal e da qualidade de serviços prestados à população. Assumindo protagonismos, encaminhando alternativas e ocupando espaços nas entidades maiores dos trabalhadores e trabalhadoras, como na CONDSEF e na CUT – onde se filiou em 22/12/1993 –, este sindicato soube identificar-se com as distintas realidades e nas ações que implementa e executa com autonomia.
Neste ritmo de atuação, transformou-se em entidade referencial para o servidor público e respeitada nacionalmente, dentro de um período de grandes transformações ocorridas no País, com novas políticas públicas e demandas da sociedade, fruto das lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras. Isto tem possibilitado à entidade dar respostas concretas à sua categoria e ainda apoiar outras entidades sindicais e movimentos sociais nas suas lutas.
O SINDSEP/AP, o Sindicato das ações, vem percebendo, na prática da luta, a importância da unidade da categoria no fortalecimento das mobilizações e da pressão sobre os Governos. Compreende a importância de uma entidade classista, capaz de unir os servidores públicos federais e ainda se preocupar com as lutassindicais de outras categorias. O SINDSEP/AP vem desenvolvendo grande esforço e mobilizações na luta por salários e enquadramentos das categorias do ex-território, lutas que vem mostrando resultados, fruto da pressão organizada dos servidores públicos federais. Em busca destes e de outros direitos, o SINDSEP/AP tem trabalhado junto ao Executivo, Legislativo e Judiciário, entendendo que sem o direito de negociação coletiva e direito de greve, o livre direito de organização sindical fica comprometido.
Assim, o SINDSEP/AP firmou-se como instrumento imprescindível nas lutas da categoria. Foi duro na resistência ao desmonte dos serviços públicos. Foi o primeiro em destacar as fotos de deputados traidores do povo; sempre envia advogados e dirigentes para lotar a Esplanada dos Ministérios; propicia a formação de dezenas de dirigentes sindicais da categoria; produz jornais, revistas, livros e instrumentos pedagógicos voltados para a formação, um portal na internet, organizado com tecnologia de ponta. Com muita luta pode instalar-se em sede própria, uma estrutura digna e adequada ao seu porte e dimensão, com sala de imprensa, laboratório de informática, auditório, entre outros espaços para uso de todo o colegiado.
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)