CUT AP > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PARTICIPE DO III SARADAM

PARTICIPE DO III SARADAM

05/08/2016

III Simpósio Amazônico Sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente – SARADAM

Escrito por: Geovane Grangeiro

Sinopse do III SARADAM

Em sua terceira edição, o Simpósio Amazônico Sobre Reforma Agrária, Desenvolvimento e Meio Ambiente – SARADAM, busca estimular o debate sobre a realidade contraditória do campo amapaense, seguindo a regra do modelo brasileiro, onde a lógica da agricultora em larga escala está presente.

O I SARADAM foi realizado em 2012, fruto do esforço de entidades interessadas em colocar na agenda a temática agrária no Amapá. Destacam-se o Sindicato dos Servidores Públicos Federais – SINDSEP/AP, a Comissão Pastoral da Terra – CPT, a Universidade Federal do Amapá – UNIFAP, e a Central Única dos Trabalhadores – CUT/AP.

Em 2014 veio a segunda edição do Simpósio onde novamente aquelas entidades foram protagonistas na organização. Os resultados do primeiro evento aparecem com a criação do Fórum de Acompanhamento de Conflitos Fundiários – FACADE, cujo objeto é auxiliar no encaminhamento de questões envolvendo a luta pela terra.

Ainda fruto dos trabalhos produzidos no primeiro SARADAM, surgiu o livro “Conflito, Territorialidade e Desenvolvimento: algumas reflexões sobre o campo amapaense”, que sistematizou e sintetizou os principais temas que foram levantados naquele evento.

Neste III SARADAM, que ocorre de 09 a 12 de agosto, no auditório da UEAP, será lançada a segunda edição do livro, contendo a síntese do que foi discutido durante o segundo simpósio. É um momento ímpar de reflexão e proposição para todos os que se interessam pelos temas abordados. Dessa vez, muitas outras entidades se unem para construir e organizar o evento que vem se estabelecendo como referência para o público.

Mais informações em: https://saradam2016.blogspot.com.br/?m=1

Comissão Organizadora